Pronasci Juventude inicia atividades no Amazonas com foco em 500 jovens

Foto Divulgação

Programa do Governo Federal chega ao estado com ações de prevenção à violência, combate à exploração do trabalho infantil e ao uso de drogas, em parceria com o IFAM.

O Amazonas recebeu nesta segunda-feira (11) o pontapé inicial do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci Juventude), uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). A abertura ocorreu em Tabatinga, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, e marcou o início de uma agenda de ações que vai percorrer ainda os municípios de Iranduba, Manacapuru e Manaus.

A execução no Amazonas será feita em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e beneficiará 500 jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e racial. O objetivo é integrar segurança, prevenção, formação e cidadania, com atividades que respeitem a realidade local e as particularidades culturais de cada comunidade.

 “Estamos presentes em cinco estados e vamos ampliar para mais seis, alcançando cerca de 15 mil jovens no país. É uma satisfação dialogar com estudantes do IFAM, nosso parceiro essencial no Amazonas”, destacou a coordenadora-geral do programa, Monalyza Alves.

Conexão com a realidade local

O coordenador-adjunto do programa, Eliel Silva, ressaltou que o sucesso do Pronasci Juventude depende da construção conjunta com as comunidades:

“Políticas de cima para baixo não funcionam se não fizerem sentido para o território. Ficamos impressionados com a diversidade cultural daqui, uma das maiores riquezas do Brasil”.

Já a coordenadora-geral do programa no estado, Manuela Queiroz, reforçou a importância da participação da população:

"Nosso objetivo é criar ações que realmente atendam às necessidades dos jovens, promovendo segurança, formação e cidadania para um futuro mais justo e seguro”.

Participação de lideranças

Além da equipe nacional do Pronasci e do IFAM, a visita em Tabatinga contou com representantes da Federação das Organizações, Caciques e Comunidades Indígenas Ticuna (Foccit), lideranças indígenas de diversas comunidades, Polícia Militar do Amazonas, Funai, organizações sociais e culturais, além da Prefeitura de Tabatinga.

Até sexta-feira (15), a comitiva realizará visitas técnicas em unidades do IFAM e participará do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que acontece em Manaus, no Centro de Convenções Vasco Vasques. O evento contará com a presença da titular da Senad, Marta Machado.

O Pronasci Juventude atua em áreas com altos índices de violência e presença do crime organizado, buscando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens por meio de ações preventivas, promoção da saúde mental e fortalecimento comunitário. Além do Amazonas, o programa está presente na Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal.



Fotos Divulgação









Portal Neidinha Maciel
Sugestão de Pauta: (92) 991584112
E-mail: neidinhabmm@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação do evento
Responsável pelo Portal: Neidinha Maciel - Jornalista (DRT-0001780AM)










 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem