Neste dia 15 de julho de 2025, a Rádio Comunitária A Voz das Comunidades 87,9 FM comemora 24 anos de comunicação popular, sendo referência na democratização da informação e no fortalecimento da cidadania nas periferias de Manaus. Situada na rua 36, quadra 58, nº 66, Novo Aleixo (Mutirão), zona norte da cidade, a emissora é administrada com dedicação pelo Movimento Comunitário Pela Cidadania (MOCOCI).
A história da Rádio começou no fim da década de 1990, quando o Padre italiano Luigi Giuliani, pároco da área missionária, na época em que passou pela arquidiocese de Manaus, liderou um movimento histórico. Ele mobilizou as comunidades das zonas Norte e Leste de Manaus para coletar assinaturas e encaminhar ao Ministério das Comunicações, pleiteando a legalização da emissora. Foi esse esforço coletivo que garantiu a autorização de funcionamento da rádio, sendo a primeira rádio comunitária legalizada do Estado do Amazonas, e isso, inclusive, graças à ordem alfabética: "A Voz das Comunidades".
Em Manaus, existem três rádios comunitárias legalizadas operando na frequência 87,9 FM: A Voz das Comunidades no "Mutirão", Atividade "Santa Etelvina" e Logos "Morada do Sol, cada uma com sua identidade, mas com a missão comum de dar voz às comunidades.
Atualmente, a rádio conta com 24 programas em sua grade de programação, de diferentes segmentos, reforçando seu compromisso em dar voz e vez ao povo. A emissora é um verdadeiro espaço de escuta, acolhimento e protagonismo popular.
O Movimento Comunitário Pela Cidadania (MOCOCI), associação mantenedora da rádio. Ambos administrados por uma diretoria, a jornalista Neidinha Maciel que está em sua segunda gestão e seu vice presidente o advogado Lúcio Carneiro, e conta com uma equipe de diretores comprometidos com a missão de manter e fortalecer a rádio. Todos vestem a mesma camisa em prol de melhorias contínuas e da valorização da comunicação popular.
Programação especial e feijoada beneficente
Flyer Divulgação.
E no sábado, 19 de julho, acontece a Feijoada Beneficente, a partir das 12h, na sede da emissora com várias atrações no decorrer de todo o dia, finalizando as 23hs. O objetivo da feijoada é arrecadar recursos para a compra de novos equipamentos para o estúdio. A festa contará com atrações culturais e o famoso “Bingo Surpresa”, às 20h, com vários brindes.
A Rádio A Voz das Comunidades sobrevive com o apoio de empresários parceiros e doadores anônimos, que reconhecem o compromisso e a seriedade do trabalho realizado.
Mais que uma emissora, A Voz das Comunidades é uma trincheira da cidadania. São 24 anos de lutas, conquistas e vozes ecoando das quebradas para o mundo. Vida longa à primeira rádio comunitária legalizada do Amazonas. "A Rádio que traz emoção!"
Portal Neidinha Maciel
Sugestão de Pauta: (92) 991584112
E-mail: neidinhabmm@gmail.com
Responsável pelo Portal: Neidinha Maciel - Jornalista (DRT0001780AM)
Postar um comentário