Glocal Experience apresenta tema "Amazônia Além da Floresta" em debate no Rio de Janeiro

FOTO: Divulgação.

A Glocal Experience, plataforma de ideias e ações voltadas para sustentabilidade, levou o tema “Amazônia Além da Floresta” para a edição que acontece até sábado (25/11), no Rio de Janeiro. A conferência contou com a participação de representantes do Amazonas, como Luciana Nogueira Minev, CEO da Singulari, Marcos Apolo Muniz, secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Phelippe Daou Jr, CEO do grupo Rede Amazônica, e Robério Braga, professor e membro da Academia Amazonense de Letras (AAL).

Luciana Nogueira Minev, referência no mercado de consultoria e negócios, abriu o painel, nesta quinta-feira (23/11), com uma provocação sobre a diferença entre a discussão dentro e fora da Amazônia.

“As pessoas fora da Amazônia estão preocupadas fundamentalmente em como manter a floresta em pé, como preservação, enquanto os amazônidas têm preocupações cotidianas de saúde, moradia e renda”, avaliou a empresária. “Então eu trouxe essa perspectiva de que, para discutir a Amazônia, tem que envolver os amazônidas, tem que considerar quem vive na região, as pessoas que moram naquele lugar”.

O titular da pasta de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, trouxe para o debate a cultura e a importância do respeito e conhecimento sobre a ancestralidade dos povos da floresta.

"Preservar a floresta passa por pensar nas pessoas, e, para isso, é fundamental compreender a importância da cultura no contexto amazônico. Essa abordagem, que tem sido uma orientação do governador Wilson Lima, é fundamental em todos os debates que abordam o tema Amazônia, e não poderia ser diferente na Glocal Experience no Rio de Janeiro. Consolidar esse entendimento é assegurar um futuro sustentável, culturalmente rico e economicamente próspero para a nossa região", afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa.

Robério Braga, que mediou o encontro, reforçou o olhar mais humanizado para as pessoas da região, a fim de despertar os jovens para a realidade da Amazônia, enquanto Phelippe Daou Jr evidenciou a escuta e a experiência de quem mora na região.

“Foi uma excelente oportunidade de demonstrar a visão amazônida, do homem da terra, para grupos de inteligência e sensibilização de outra região do país. Referenciar as implicações das alterações climáticas e ambientais para o homem local, e indicar que há saberes tradicionais a serem considerados para o desenvolvimento da região”, comentou Robério Braga.

Glocal Experience Rio 2023

O evento com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas tem a proposta de discutir as iniciativas e estratégias nesta área. Entre os palestrantes convidados estão lideranças governamentais, empresariais, indígenas, comunitárias e de movimentos sociais.



Blog Neidinha Maciel

Sugestão de Pauta: (92) 991584112

E-mail: neidinhabmm@gmail.com

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura


Fotos: Divulgação.











Blog Neidinha Maciel





 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem