Conheça o Programa A Voz do Imigrante, na Rádio 87,9 A Voz das Comunidades apresentado por dois venezuelanos de Manaus; confira

Foto Divulgação   

Com uma proposta inovadora estreou no último domingo, dia 6, o Programa A Voz do Imigrante, na Rádio 87,9 A Voz das Comunidades, apresentado pelos venezuelanos e comunicadores José Olegário Baptista e Deivis Garcia.  
 
O portal de notícias Blitz Amazônico conversou com o venezuelano e cinegrafista, Jose Olegario Baptista e o comunicador Deivis Garcia que compartilharam um pouco da suas histórias de vida e experiências profissionais até a estreia do Programa A Voz do Imigrante, na rádio 87,9 que aconteceu neste domingo (6), onde receberam as coordenadoras da pastoral do Imigrante, localizado no bairro Santa Etelvina.
 
INÍCIO DE TUDO
 
JOSÉ OLEGÁRIO: “Eu cheguei na rádio quando tinha 8 anos, em minha cidade chamada Barquisimeto existia um prédio chamado de Palácio Radial, onde todas as emissoras de rádio ficavam nesse prédio lindo com um total de oito emisoras de AM (amplitude modulada). Ali pela frente teve início essa paixão de anos. Depois me formei como operador de radio, posteriormente como locutor, depois me formei como jornalista e cinegrafista”, revelou.
 
DEIVIS GARCÍA: “Iniciei no rádio aos 15 anos, em uma emissora cristã Radio Comunitária Vida 103.5 FM, como operador. Para mim foi como se fosse um hobbie, tendo em vista a minha idade e o fato de não ter maiores responsabilidades. Ao longo de desses três primeiros anos tive a oportunidade de fazer vários cursos de oratória, voz, dicção e fonética. Participei de seminários de publicidade e mercado para rádio e tv com televisoras  reconhecidas como Venevisión, entre outros cursos de formação profissional. Aos 19 Anos, tive a oportunidade de fazer parte da equipe de uma rádio bem sucedida no Estado Bolivar Special 95.5 FM, onde trabalhei como operador técnico. Na oportunidade, fiz parte do staff de locutores, onde apresentava programas de música de lembranças, espaço radial muito escutado. Acredito que na rádio  Estado Bolivar Special 95.5 FM, encarei a profissão como verdadeira paixão. Anos depois fiz parte da equipe da 90.9 FM como operador técnico e com programas como Brincos com el Recuerdo,  Sabor y Ritmo entre outros. Fui convidado para ser sub-diretor da Emissora Bendición Steréo 93.9 FM,  na qual foi uma enorme bênção na minha vida e uma experiência enriquecedora. Depois dessa fase fui convidado para assumir a direção da Emissora Rádio Cielo 92.5 FM da qual posso dizer que foi motivo de orgulho ter trabalhado e dado o melhor para honrar de Deus. Tive afastado quatro anos do mundo da comunicação, quando cheguei no Brasil. Agora estou tendo a maravilhosa oportunidade de Retomar minha carreira como locutor e produtor na Rádio Comunitária A Voz das Comunidades 87.9 FM, na qual daremos o nosso melhor no Programa A Voz do Imigrante. Agradeço a Neidinha Maciel pela grande Oportunidade”.  
 
DECISÃO DE DEIXAR A VENEZUELA  
 
JOSÉ OLEGÁRIO: “Minha saída da Venezuela se deu por conta da crise na área da saúde, minha esposa ficou doente com artrite e também a vida na Venezuela ficou muito perigoso para trabalhar como jornalista ou  cinegrafista. A cada dia a crise piorava muito com o fechamento do canal de TV Rádio Caracas. Com a crise na comunicação ficou mais difícil para trabalhar”, contou.
DEIVIS GARCÍA: “Deixei a Venezuela por causa da crise humanitária e econômica muito precária que estava se vivendo. Ter que trabalhar muitas horas ao dia ou quase o dia todo e não conseguir sustentar minha família. Decidi migrar em busca de uma melhor condição de vida para meus filhos. Decidi vir para Manaus já que aqui encontrava-se meu irmão há dois anos e ele se colocou à disposição para me ajudar até eu conseguir me adaptar e conseguir um trabalho para o meu sustento”.
 
A IDEIA DO PROGRAMA DE RÁDIO  
 
JOSÉ OLEGÁRIO: “Um dia passei na frente da radio quando trabalhava como motorista de Uber, terminei a corrida e voltei para a rádio. Chegando lá me identifiquei como jornalista, cinegrafista e radialista venezuelano. Fui atendido pela senhora Neidinha Maciel que apresentou para mim o projeto da faculdade. De cara eu gostei e falei para ela que gostaria pertenecer a esse projeto foi assim então que combinamos pra a realização do programa”, disse.
 
DEIVIS GARCÍA: “Sempre tive o desejo de ter um espaço em uma rádio, nunca dei esse passo pelo medo de não saber  falar o português corretamente, mesmo porque eu sou muito cuidadoso com minha fala. Conheci Olegário Baptista trabalhando como motorista de aplicativo que é o que eu faço em Manaus, atualmente falamos de nossa afinidade e profissão como comunicadores (locutores). Um dia ele me liga e me diz que conheceu o pessoal da Emisora A Voz das Comunidades 87.9 FM e que a gerente ofereceu para ele uma proposta de um programa voltado para imigrantes e que a fala seria em espanhol. Fui convidado para uma reunião com a Sra. Neidinha Maciel e desse encontro surgiu está proposta que é o projeto de TCC dela da faculdade. Pelo projeto teremos a fala em espanhol, a musicalização será toda em linguagem latina. Abordaremos em um tom agradável, contagioso temas relacionados à migração não somente de venezuelanos como o que somos, porém, de diversos países e nossos convidados trataremos diversidade de temas voltados à migrantes”.
 
VIVER EM MANAUS E O QUE O PÚBLICO PODE ESPERAR
 
JOSÉ OLEGÁRIO: “Na verdade temos muitas expectativas porque tem muitos venezuelanos em manaus e também muito imigrantes peruanos, colombianos nesta cidade, porém o povo Manauara gosta de música latina,  música em espanhol e por isso que acredito que nosso programa vai ser grande sucesso”, projetou.
 
DEIVIS GARCÍA: “Pode ter certeza que daremos o nosso melhor para que nosso público posse sentir como se estivesse no seu pais, escutando e apoiando. Que o povo do Brasil possa se agradar com uma variedade de cultura, informação, temas de interesse e aquela dose de alegria que o latino  tem por dentro”.
 
NECESSIDADE DE PATROCÍNIO  
 
JOSÉ OLEGÁRIO: “Não temos nada de apoio cultural, mas estamos trabalhando para conseguir esse tipo de patrocínio”, completou.  
 
DEIVIS GARCÍA: Ainda não temos nossos apoiadores culturais,  porém já estamos trabalhando para que empresas, comércios e amigos possam fazer parte desse projeto, que está se consolidando. O primeiro programa já foi muito bem-sucedido não somente no Brasil, também no mundo, uma vez que nos escutaram pessoas de diferentes países tal qual aconteceu no primeiro Programa do dia 06/11/22”.
 
“Quero agradecer primeiro a Deus, a Rádio Comunitária A Voz das Comunidades 87.9 FM e a nosso Público pela confiança e apoio e convidamos a todos a nos acompanhar cada domingo de 17 as 18 horas Amazonas a desfrutar de um programa totalmente diferenciado e bem latino com sua Amigos Olegraio Baptista e Deivis García. Deus abençoe a todos”, completou Deivis García.
 
A Diretora Presidente do Movimento Comunitário pela Cidadania, Neidinha Maciel revelou como conheceu os venezuelanos e como surgiu a ideia de abrir as portas para criação de um programa.

“Eu tive o prazer de conhecê-los naturalmente. Um certo dia Olegário Baptista, passou em frente a emissora em seu veículo na qual trabalha atualmente como motorista de aplicativo, parou e resolve entrar na emissora para conhecer, eu mesma quem o recebi, a princípio fiquei assustada porque eu não o conhecia e achei estranho do nada ele chegar sem ter agendado a sua ida, mas nada que um diálogo para que eu pudesse entender que ele realmente pretendia conhecer a Rádio, então convidei ele para entrar e fiz um percurso nas dependências da emissora com ele mostrando todos os espaços da emissora contando um pouco da história como faço com todos que visitam, ele chegou por volta das 11:30 horas, no horário do almoço, na oportunidade convidei ele para almoçar conosco, foi quando nas conversas eu falei que eu estava com um projeto para incluir na grade, que era um projeto meu de TCC, e que a minha dificuldade maior era encontrar os personagens para incluir nesse projeto, e de cara ele topou ajudar, trocamos contatos, e ficamos nos falando via whatsapp para trabalhar com calma a estreia do programa, depois de alguns dias ele me apresentou o seu amigo Deivis, marcamos uma reunião na emissora para tratar da produção do primeiro programa”, contou.
 
“Sobre o apoio cultural, até o momento não temos nenhum, mas o pensamento é positivo que lá na frente eles irão aparecer espontaneamente, afinal todos estão realizando um trabalho voluntário. Eu particularmente não tenho palavras para descrever este projeto que estava há mais de dois anos na incubadora esperando para nascer, peço a Deus que continue iluminando cada passo deste projeto porque o objeto maior é realmente a inclusão social. Quem tiver interesse em ser um futuro apoio cultural entre em contato: (92) 991584112, não só para o programa, mas para a Rádio Comunitária que realiza um trabalho muito bonito com as comunidades através de seus 43 programas em sua grade de programação”, disse.
 
Neidinha Maciel – Diretora Presidente do Movimento Comunitário pela Cidadania e Diretora do Blog Neidinha Maciel: www.blogneidinhamaciel.com.br
 
ESPAÇO PARA IMIGRANTES NA RÁDIO E INCLUSÃO SOCIAL
 
A Voz das Comunidades 87,9 FM é a primeira Rádio Comunitária Legalizada no Estado do Amazonas, fica localizada há rua 36 Quadra 58 Nº 66 Novo Aleixo, mais conhecido como “Mutirão”, zona norte de Manaus-Am. A emissora existe neste endereço há 21 anos com a linha voltada a Comunicação Popular.  Foi com este pensamento que Neidinha Maciel, 49 anos Diretora da emissora e Presidente do Movimento Comunitário Pela Cidadania – MOCOCI, associação mantenedora da Rádio, apresentou o seu projeto de TCC, um “Programa de Rádio para Imigrantes”.
 
O Projeto surgiu no pensamento do meu pré-projeto de TCC em 2019. “Bom como eu estou no Rádio desde 2009, é algo que eu faço porque realmente gosto, resolvi unir o útil ao agradável, iria facilitar para mim desenvolver todo o projeto por conta da prática”, O projeto tem como objetivo a Inclusão Social. A apresentação deste TCC será apresentado para a banca em dezembro DE 2022 na Faculdade de Manaus “FAMETRO”. Mas o projeto se antecipa e estreia neste domingo 06 de Novembro (Domingo).
O público ouvinte e internauta pode esperar por uma programação especial e diferenciada, será uma grande oportunidade para a comunicação entre os imigrantes que estão morando em Manaus e principalmente para seus amigos e familiares que ainda estão em seu país de origem, porque será transmitido pela Frequência Modulada 87,9 FM (Rádio). E pelas plataformas digitais
 
Site: www.avozdascomunidades.com.br
 
Aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.arismidia.avozdascomunidadesfm  
 
Facebook (Live)  https://www.facebook.com/radiocomunitariaavozdascomunidades87.9fm/
 
RadiosNet:
 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-a-voz-das-comunidades-879-fm/59937
 
Todo o conteúdo do Programa assim como as músicas e correspondentes de outros países, irão interagir entrando ao vivo com Notícias do seu pais e no presencial irá contar com entrevistas resgatando a história de muitos imigrantes que moram em Manaus de variadas profissões.
 
O Programa “A Voz do Imigrante”, “La voz de los Imigrantes”, será de uma hora (17 às 18 horas) aos domingos, terá dois locutores âncoras, no roteiro a dupla irá trabalhar os seguintes quadros: Cultura, Notícias, Esporte, Entrevistas e muita música latina. Na produção quem irá ficar recebendo as mensagens dos ouvintes será a Venezuelana Rosa Baptista esposa do Locutor Olegário Baptista, Olegário trabalhava como Jornalista e Cinegrafista na Venezuela, Deivis Garcia que já foi diretor em Rádio Comunitária e Comercial em seu país de origem, ambos estão muito felizes assim como eu com este projeto





Blog Neidinha Maciel
Sugestão de Pauta: (92) 991584112
E-mail: neidinhabm@hotmail.com
Fonte: Blitz Amazônico 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem