Foto: Divulgação
Por Jairo de Paula Beira-Mar
Pra começar esse relato, deixo claro que sou a favor sempre da ciência e se a ciência achou melhor cancelar o Carnaval, ficarei com a preservação de vidas e o Carnaval fica pro outro ano com a graça de Deus.
Mas é preciso que todos saibam que o desfile de uma Escola de Samba, dura em média setenta minutos, no nosso caso específico, onde são apresentados ao público em forma de arte, todo o desenvolvimento de um TEMA pré escolhido a cerca de pelo menos oito meses que se transforma em ENREDO, cuidadosamente desenvolvido por um profissional CARNAVALESCO, ou por uma COMISSÃO DE CARNAVAL também por volta de oito meses antes do desfile, embalados e referenciados pelo SAMBA ENREDO, que é escolhido na maioria das vezes em um acirrado CONCURSO, no qual a Escola de Samba dá premiação em dinheiro, que varia de cinco a dez mil reais ao Samba vencedor.
Após a escolha do Samba, reunem-se, Presidente, Diretor Musical, Ritmistas, Músicos, Intérprete Oficial, Ala Musical, Comunidade, em estúdio de gravação, alugado com toda a estrutura como: Técnico de Som e afins, as vezes em Manaus com despesas próximo de dez mil reais ou em outros lugares, como o Rio de Janeiro por exemplo, que ainda tem custos de passagens e estadia, para gravar oficialmente o SAMBA ENREDO DA ESCOLA. Enquanto isso, outra equipe vai às compras ou na praça de Manaus ou Rio e São Paulo, na busca de parte do material a ser usado para a confecção de fantasias e adereços, ( na maioria das vezes essas compras são feitas a crédito).
Tudo na mão, já é outubro ou estourando novembro, a partir disso começa a produção das fantasias, alegorias e adereços, ensaios técnicos onde o carro de som custa em média Mil e Quinhentos reais por ensaio, coreógrafos, artesãos, costureiras, vidraceiros, soldadores, pintores, desenhistas, escultores, eletricistas e tantos outros profissionais da ARTE, caem em campo para aprontar a mais bela manifestação popular do planeta, o Carnaval.
O trabalho é duro, pesado, Ateliês, residências da comunidade e barracões varam madrugadas, para três ou dois meses depois a Escola ficar pronta para o grande dia. O trabalho é duro, chega a ser um esforço descomunal, para ser apresentado ao grande público em apenas setenta minutos.
Com esse descritivo texto, venho deixar claro que o espetáculo do Carnaval, não é feito em um mês, muito menos uma semana, são meses para se chegar no dia do Desfile. Dada as suas peculiaridades não se pode adiar um desfile de Carnaval como se adia um Show ou uma partida de futebol.
Diante de tudo, penso que os órgãos oficiais têm o dever de encontrarem fórmulas de amenizar o prejuízo sofrido pelas Escolas de Samba e principalmente pelos artistas que dão sustento com dignidade às suas famílias através da ARTE e precisam receber esse recurso, ainda mais se tratando de uma pandemia de covid, que estamos vivendo.
DEIXO AQUI O MEU APELO, AOS GOVERNANTES DO ESTADO E DO MUNICÍPIO, PARA QUE SE SENSIBILIZEM COM ESSA CLASSE DE TRABALHADORES DAS FÁBRICAS DE SONHOS, que tanto contribuem e engrandecem a cultura do nosso estado no mundo inteiro.
Texto: Jairo de Paula Beira Mar
Blog Neidinha Maciel
Sugestão de Pauta: (92) 991584112
E-mail: neidinhabm@hotmail.com
Postar um comentário