(Flyer: Divulgação)
A Rádio Comunitária A Voz das Comunidades, fica localizada na rua 36 quadra 58 Nº 68 bairro Novo Aleixo, mais conhecido como "Mutirão". A emissora tem a sua licença de funcionamento em estação de Radiodifusão Comunitária, com sua outorga autorizada pelo Ministério das Comunicações, com o nome fantasia "A Voz das Comunidades, em frequência 87,9 FM, prefixo ZYC258, a emissora existe há 19 anos, em (15/07/2021), irá completar 20 anos de Comunicação Popular, sendo transmitida em frequência modulada para algumas áreas das zonas norte e leste de Manaus, com as novas plataformas a sua programação é transmitida para o mundo através do site www.avozdascomunidades.com.br e seu aplicativo "A Voz das Comunidades"
ENTREVISTA
Jackson Monteiro radialista, é um dos comunicadores bem atuantes na emissora, com 5 anos e 4 meses realiza um trabalho voluntário na emissora, conquistando um laço de amizade com seus ouvintes. O "Programa Conexão Manhã" entra no ar de segunda à sexta-feira de 09 às 11h. Nesta quinta-feira (01/04), ele entrevistou o vereador Raiff Matos do partido Democracia Cristã (DC). O tema abordado foi: "Ideologia de Gênero".
Por conta da pandemia o Radialista realizou a entrevista direto do seu "Home Studio" (estúdio caseiro), o entrevistado falou de dentro do seu carro através do sistema Stream Yard instalado no próprio sistema da emissora. No estúdio da Rádio Comunitária estava o Vice-Presidente da entidade jurídica da emissora, Sr. Ribamar de Oliveira, o mesmo vem realizando o trabalho de encaminhar o link do Stream para os comunicadores da emissora, que por sua vez encaminham para seus entrevistados. E assim a Rádio vai dando continuidade em sua programação remota.
(Print da transmissão via Facebook)
O Programa iniciou às 09h, com a imagem transmitida ao vivo via rede social. O Radialista Jackson Monteiro e o seu convidado Vereador Raiff Matos, iniciaram desejando o bom dia aos ouvintes, em seguida o radialista pediu que o vereador falasse um pouco sobre o seu trabalho, o parlamentar se apresentou desejando um ótimo dia aos ouvintes em especial pela quinta-feira santa, disse ainda que ele está em seu primeiro mandato e que no dia 4 de abril ele irá completar 3 meses de trabalho como vereador, e que nesses três meses vem ouvindo as comunidades através do seu gabinete virtual.
A Rádio Comunitária falando sobre Educação (Entrevista)
O vereador disse em sua entrevista, que no dia 29 de dezembro de 2020 foi aprovado uma resolução de nº 091 pelo Conselho Municipal de Educação, na qual foi publicado no dia 13 de Janeiro de 2021 no Diário Oficial do Município. A resolução que dá liberdade para a inclusão de temas relacionados a "Diversidade Sexual e Gênero" nas escolas. No dia 15 de janeiro o vereador entrou com um pedido solicitando informações referente a resolução.
"No dia (16/03) foi publicado no diário oficial, uma nova resolução do Conselho Municipal de Educação de nº 054 suspendendo temporariamente os efeitos da resolução de nº 091. No dia (21/03) domingo, houve uma decisão liminar do Tribunal de Justiça do Amazonas, suspendendo a nova resolução do Conselho Municipal de Educação, por conta disso o vereador chamou as famílias através de vídeo em sua rede social, para que elas possam se manifestar por uma nova discussão mais ampla sobre o tema. para que as todos(as), tenham oportunidade de falar a sua opinião sobre o tema".
O vereador disse ainda que criou um baixo assinado para que essas famílias manifestem.
"Criei esse abaixo-assinado para convocar as famílias que desejam uma "DISCUSSÃO MAIS AMPLA" sobre a inclusão do tema DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO no ensino fundamental, a se alinharem comigo para que tenham oportunidade de se manifestar. Sei que tem muita gente que pensa como eu. Não queremos "CALAR AS MINORIAS". Queremos que "A VOZ DAS FAMÍLIAS", que são os tutores dos seus filhos, seja ouvida também na escola", disse o parlamentar em sua rede social.
(Foto: Divulgação)
Jackson Monteiro perguntou no final da entrevista sobre o voto referente ao auxílio manauara, se o vereador havia votado a favor ou contra. O vereador respondeu que ele foi um dos que votou "SIM", segundo ele o auxílio irá injetar mais de um milhão de reais na economia. O Programa finalizou com o radialista pedindo as considerações finais do parlamentar, e que o mesmo finalizasse cantando uma música cristã em forma de agradecimento.
Momentos finais com a participação do vereador Raiff Matos no Programa Conexão Manhã, transmitido pela Rádio Comunitária A Voz das Comunidades 87,9 FM www.avozdascomunidades.com.br
Radialista Jackson Monteiro falando sobre o seu trabalho na Rádio Comunitária
A Voz das Comunidades 87,9 FM
(Vídeo: Divulgação)
Conheça um pouco sobre a Rádio Comunitária A Voz das Comunidades 87,9 FM
A emissora surgiu através de uma mobilização que partiu do Pe. italiano Luiz Giuliani, na época ele estava como pároco da Área Missionária São Francisco que ficava localizado nas proximidades da sede da emissora. Em 1996 as comunidades que ficam situadas na abrangência da Rádio entre as zonas norte e leste de Manaus, se organizaram para dar vida a entidade jurídica da emissora, onde surgiu "Movimento Comunitário Pela Cidadania" - MOCOCI.
Sobre o MOCOCI
O Movimento Comunitário Pela Cidadania através da primeira Diretoria Executiva, mobilizaram-se para ter uma instalação de radiodifusão comunitária com uma linha voltada aos menos favorecidos, buscando sempre a cidadania e oferecendo o espaço para as comunidades e igrejas de todas as religiões, associações e até mesmo recebendo autoridades, seja presencial, telefone convencional ou via celular dos próprios locutores da grade de programação e atualmente através de uma transmissão ao vivo.
O objetivo do veículo de comunicação popular é estimular seus ouvintes através de uma boa música que não tenha duplo sentido, buscando sempre uma linha cultural e libertadora, sempre prestando um serviço de utilidade pública, para que sejam atendidas as necessidades das comunidades, promovendo uma comunicação alternativa e popular.
Sebastião Rebelo: Presidente do Movimento Comunitário Pela Cidadania - MOCOCI e Apresentador do Programa Despertar Sertanejo que entra no ar aos domingo a partir das 06h
A Rádio Comunitária iniciou a sua coordenação através de um conselho gestor que administrava a rádio, desde a grade de programação ao administrativo, sendo a ponte de informação para o MOCOCI. Atualmente a emissora é coordenada pelos membros do MOCOCI que são eles:
Sebastião Rebelo: Presidente
Ribamar Oliveira: Vice-Presidente
Secretária: Nete Sousa/ Vice: Maria Aparecida (Cida Aripória)
Tesouraria: Luiz Emanuel/ Vice: Kátia Serudo
(Foto: Divulgação)
O Vice-Presidente do MOCOCI Sr. Ribamar Oliveira, disse que a emissora está passando por um processo de alterações de mudanças estruturais internas, para qualificar o sistema de transmissão, disse ainda que hoje além do sistema modulado a emissora também está trabalhando na plataforma web rádio, site e aplicativo. Atualmente a rádio comunitária é ouvida em qualquer parte do mundo através de uma boa internet, podendo-se acompanhar toda a programação da emissora on-line. Devido a pandemia alguns voluntários da grade estão apresentando em formato de home studio, visando a não propagação do vírus entre os locutores voluntários.
DECRETO 006/2021
Considerando a adoção de medidas preventivas estabelecidas pelos órgãos de saúde pública, visando sobretudo, o cuidado com os sócios colaboradores(as), voluntários(as) que fazem parte do serviço de radiodifusão comunitária.
"Na minha opinião foi uma medidas boas, porque todo estúdio de Rádio é fechado, sendo assim pautamos por garantir e preservar a saúde dos companheiros que são colaboradores da emissora, são medidas que previne a questão da saúde, que previne a continuidade do nosso trabalho, neste sentido nós adaptamos para que cada locutor apresente em home office de suas próprias casas, ou de onde esteja, a emissora disponibiliza o link via whatsapp, e ao mesmo tempo recebemos áudios e vídeos que são incluídos no sistema para que entre através do sistema na hora de cada programa na grade. Com isso preservamos a saúde dos companheiros e companheiras da rádio, essas são medidas que garantem a nossa vida e ao mesmo tempo a continuidade do trabalho com a emissora funcionando", disse o Vice-Presidente Ribamar Oliveira.
Ribamar Oliveira vice-presidente do MOCOCI
O veículo de comunicação popular começou oficialmente em 15 de julho de 2001, não foi tão fácil assim levantar uma estrutura de uma radiodifusão, mesmo porque ninguém era profissional da área de comunicação, mas a união dos moradores que se mobilizaram na época fez toda a diferença, o microfone do estúdio foi utilizado no início para dar voz e vez, e foi através dele que os primeiros apelo beneficente para a rádio foi feito no ar para aos ouvintes, os locutores pediam aos ouvintes que ajudassem com o que tivesse sobrando em suas casas de material de construção como: cimentos, tijolos, areias e mão de obra, e assim começaram a chegar na rádio os primeiros tijolos, foi um simples microfone nomeado "alto-falante dos excluídos" que iniciou uma linda história fortalecendo a Rádio, com isso muitos voluntários foram chegando para fazer parte da família Rádio Comunitária a Voz das Comunidades.
Como fazer parte da grade de programação?
Para fazer parte da grade de programação na época, os voluntários teriam que passar por oficinas, para se explicar em detalhes como funciona a linha de uma rádio comunitária, e principalmente deixar claro que uma rádio comunitária não pode ser comparada com uma rádio comercial.
A Rádio Comunitária é uma escola para muitos que se inspiraram e se apaixonaram pela comunicação e buscam se qualificar na área. Muitos voluntários que passaram pela emissora hoje estão trabalhando na área de comunicação inspirados pela rádio comunitária, para emissora comunitária isso é motivo de muita alegria, informou a direção.
Sobre a Lei 9.612
Artigo 4 da Lei nº 9.612 de 19 de Fevereiro de 1998
Art. 4º As emissoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária atenderão, em sua programação, aos seguintes princípios:
I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas em benefício do desenvolvimento geral da comunidade;
II - promoção das atividades artísticas e jornalísticas na comunidade e da integração dos membros da comunidade atendida;
III - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família, favorecendo a integração dos membros da comunidade atendida;
IV - não discriminação de raça, religião, sexo, preferências sexuais, convicções político-ideológico-partidárias e condição social nas relações comunitárias.
§ 1º É vedado o proselitismo de qualquer natureza na programação das emissoras de radiodifusão comunitária.
§ 2º As programações opinativa e informativa observarão os princípios da pluralidade de opinião e de versão simultâneas em matérias polêmicas, divulgando, sempre, as diferentes interpretações relativas aos fatos noticiados.
§ 3º Qualquer cidadão da comunidade beneficiada terá direito a emitir opiniões sobre quaisquer assuntos abordados na programação da emissora, bem como manifestar ideias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações, devendo observar apenas o momento adequado da programação para fazê-lo, mediante pedido encaminhado à Direção responsável pela Rádio Comunitária.
Fotos: Momentos antes da pandemia
Postar um comentário