Projeto contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana apresenta a segunda Live "Poesia solta na rua. Porém fique na rede"

(Flyer: Divulgação)

PROJETO – POESIA SOLTA NA RUA. PORÉM, FIQUE NA RÊDE

 

 

O Projeto “POESIA SOLTA NA RUA” já foi realizado em três edições anteriores: 1999, 2001 e 2012, no bairro Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus. Em 2021 retorna com a realização de sua 4ª edição por ter sido contemplado no edital PRÊMIO FELICIANO LANA, que faz parte das ações emergenciais da lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, operacionalizada no Estado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

 Entretanto, devido a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, o Covid-19, que assola atualmente o mundo e seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, o projeto está sendo apresentado em formato de lives, levando as experiências de escritores consagrados da literatura amazonense, poetas, músicos, cantores, etc., para o mundo virtual, tentando alcançar o maior número de pessoas.

 As quatro lives, que acontecerão as quintas-feiras, nos dias 08, 15, 22 e 29 de abril,  serão transmitidas sempre a partir das 18 horas pelo Facebook para que os ensinamentos dos poetas e músicos participantes, sirvam para aguçar os estímulos dos jovens para o mundo literário e musical.

 Os princípios que norteiam este projeto estão pautados na teoria Interatividade da Linguagem. A língua falada tem vida e se transforma constantemente pela própria pressão do uso cotidiano: ela não pode ser separada do fluxo da comunicação verbal.

 O projeto visa incentivar o hábito pela leitura, despertando o amor pelos livros e inserindo a comunidade no universo poético e familiarizando-as com as linguagens poéticas.

O diferencial desta proposta é que ela já contou com a participação de grandes poetas amazonenses, como Zemaria Pinto, Dorí Carvalho, Tenório Telles, Celdo Braga, Thiago de Melo, Aldísio Filgueiras e de artistas renomados como Inês e Candinho, Célio Cruz, Pereira, Zeca Torres (Torrinho), Nícolas Jr., Cileno e tantos outros.

 É bom lembrar que a realização dessa 4ª edição que vem com a denominação “POESIA SOLTA NA RUA. PORÉM, FIQUE NA REDE”, inédita por ser on-line, contará com grande parte desses poetas e músicos citados e outros.

 A primeira live aconteceu na última quinta-feira, 08 de abril, a partir das 18 horas, e foi transmitida pelo Facebook  link: https://www.facebook.com/ivan.deoliveiraii.9/ .

Os poetas convidados foram: Sálvia Haddad e Dori Carvalho, e na parte musical, os cantores Zeca Torres (Torrinho) e Cileno. Neste primeiro encontro os homenageados foram os saudosos poetas Alcides Werk e Jorge Tufic. Segundo o diretor geral do projeto Ivan de Oliveira, a cada live serão homenageados alguns poetas que já atravessaram o espelho, e que fizeram parte do projeto "POESIA SOLTA NA RUA" em suas primeiras edições.


Fotos: Divulgação








Programação:

 

CANTORES PARTICIPANTES:

 

08 DE ABRIL ZECA TORRES E CILENO 

 15 DE ABRIL ALESSANDRO ALMEIDA E CANDINHO & INÊS 

 22 DE ABRIL NICOLAS JUNIOR E CELDO BRAGA 

 29 DE ABRIL CÉLIO CRUZ E MARCIA SIQUEIRA 


 POETAS PARTICIPANTES:

 

08 DE ABRIL SÁLVIA HADDAD E DORI CARVALHO

HOMENAGEADOS: ALCIDES WERK E JORGE TUFIC

 

15 DE ABRIL JOÃO BOSCO ROCHA E EFRAIM AMAZONAS

HOMENAGEADOS: SÉRGIO LUIZ PEREIRA E MARCILEUDO BARROS

 

22 DE ABRIL GRACE CORDEIRO E CLÁUDIO FONSECA

HOMENAGEADOS: ANISIO MELLO E ANIBAL BEÇA

 

29 DE ABRIL RITA ALENCAR E SILVA E TENÓRIO TELLES

HOMENAGEADOS: ALENCAR E SILVA e LUIZ BACELLAR

 

______________________________________________________________________

EQUIPE TÉCNICA

 

SOM: Kiko Som

ILUMINAÇÃO: Lico

TRANSMISSÃO: Igor Rabelo

DIRETOR ARTISTICO: Zé Maria Pinto

DIRETOR DE CENA: Davis Almeida

DIREÇÃO GERAL: Ivan de Oliveira


Blog Neidinha Maciel

Sugestão de Pauta: (92) 991584112

E-mail: neidinhabm@hotmail.com



 

 

 

 


 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem