Fundado em Madureira, em 1947, mais precisamente no morro da Serrinha, o Império Serrano formou-se graças a uma dissidência da escola Prazer da Serrinha. Os integrantes saíam nessa escola, comandada por Alfredo Costa. "Seu" Alfredo era o dono, mandava e desmandava, e no carnaval de 46 chegou ao cúmulo de desprezar na hora do desfile o samba "Conferência de São Francisco", de Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola, que fora ensaiado com antecedência e feito especialmente para "contar" o enredo apresentado pela escola, o que na época era novidade. "Seu"Alfredo cismou, de repente, de mandar cantar um antigo samba de terreiro, No alto da colina, e o resultado foi a péssima colocação da escola, uma das favoritas naquele ano.
O pessoal achou que era demais. Sebastião de Oliveira, o Molequinho, com seus irmãos, compadres e amigos, resolveu fundar uma escola de samba que fosse inovadora em tudo. E principalmente na questão de ninguém poder dar ordens que não admitissem discussão, de ninguém ter de abaixar a cabeça mesmo sem concordar. Adeus, seu Alfredo Costa. Adeus, Prazer da Serrinha. Agora todo mundo vai poder opinar, todo mundo vai querer ser ouvido: nascia o Império Serrano. Era 23 de março de 1947.
Fonte de informação:http://www.sambariocarnaval.com
______________________________________________________
74 Anos (23/03/1947). O nome ‘Império Serrano’ faz referência ao Morro da Serrinha. A escola tem em suas cores o verde e o branco, e na ‘Coroa Imperial Brasileira’ o símbolo da agremiação.
Foi a primeira agremiação a implementar destaques nos desfiles. Dona de 9 títulos do Grupo Especial, ocupa junto com o Salgueiro, a posição de quarta maior vencedora no rol das grandes campeãs do carnaval carioca.
Já foi também vice-campeã em 10 oportunidades e campeã do grupo de acesso por 4 vezes... Parabéns a essa Escola de Samba, o carnaval agradece.
Postar um comentário